Primeiros 7 dias de Irlanda, as primeiras impressões

Olá a todos, sou mais um entre os 15 mil brasileiros que estão aqui em terras verdes. Mais um que faz parte do “largar tudo” na busca incessante de novas experiências, do friozinho na barriga e que busca no desafio do intercâmbio a evolução pessoal e profissional que tanto queremos.
Aqui nessas linhas, Anderson Ifran Cogo, gaúcho, Jornalista, 28 anos, lá das bandas da Fronteira-Oeste do Rio Grande do Sul, quase virando a curva para a Argentina. Decidiu, planejou, sonhou, chorou, contou o orçamento pra chegar aqui e tentar desbravar a Irlanda. A partir de hoje nos encontramos no Dublin Zero pra contar tudo o que se passa na Ilha Esmeralda, sob a lente e o olhar de um intercambista brasileiro.

Muitos já me perguntaram quando cheguei aqui, se vale mais a pena viajar sozinho ou acompanhado.. A resposta é: Você decide! as duas alternativas são viáveis dentro de aspectos e do ponto de vista de cada um. Já já chegamos lá, falarei da minha opinião no segundo post. Mas vamos as primeiras impressões sobre Dublin e a Irlanda de uma forma geral. Meu voo saiu de Porto Alegre-RS até São Paulo, 1h e 20 minutos de pura tranquilidade. Embarquei minhas malas em Porto Alegre e fui informado pela minha agência de intercâmbio que iria pegá-las somente em Dublin, meu destino final. (Na maioria das companhias aéreas, sua bagagem vai direto para o destino final em viagens internacionais, mas consulte a informação oficial com sua agência.)

Minha conexão de São Paulo saiu próxima da 1h da manhã. Lá se foram quase 12 horas até a próxima parada, Londres. Ao chegar já em terras do velho continente, passei pela imigração inglesa de forma tranquila e peguei meu último voo para Dublin. Cheguei na Irlanda já no início da noite. Ao chegar na imigração irlandesa apresentei toda a documentação necessária, como a carta exigida da instituição daqui, comprovante financeiro para se manter no país entre outros documentos.Passei emocionado.

Ainda no aeroporto,peguei minhas bagagens e com meu endereço em mãos, achei um táxi e cheguei até lá. Hoje completam-se 7 dias de Irlanda. 7 dias do ciclo do tempo que parece estar congelado, como o clima daqui. 7 dias que parecem que a ficha ainda não caiu. 7 dias que remetem a sensação de muito, mas muito mais tempo, com toda a certeza.

Divido com vocês um gesto que marca a essência total desse lugar. Caminhava no segundo dia , quando um morador que estava pelas ruas me perguntou se já havia tomado café.. na negativa ele estendeu a mão e ofereceu uma única laranja que carregava consigo. Nessas horas percebemos nas coisas simples, mas importantes da vida, detalhes que fazem nos sentir muito mais humanos e que realmente importam de verdade.

bairro 12170550_526126447553220_1401779686_n

Dublin tem muito da colonização inglesa presente em sua cultura. As pessoas são muito acessíveis e atenciosas por aqui. Frequentemente se escuta um pedido de “desculpas” pelo fato que alguém esbarrou em você.O choque cultural é inevitável e faz você valorizar cada conquista pessoal , desde as coisas mais simples, como um pedido de informações em inglês. Dificilmente você verá papéis jogados ou qualquer tipo de lixo no chão. Tudo funciona de uma forma totalmente organizada. Caixas eletrônicos 24 horas nas ruas, policiais sem armas e carros muitas vezes destrancados são cenas comuns.

12064251_524535014379030_583264932_n 12166616_524534994379032_1347545045_n

Não é fácil se libertar das amarras sociais. O primeiro passo será sempre o mais difícil. Não sabemos o que está por vir, quem vai cruzar nosso caminho, se a saudade vai ser grande ou imensa, apenas que seguimos em busca das respostas que irão contribuir com nosso caminho de aprendizado e evolução.

4 pensamentos sobre “Primeiros 7 dias de Irlanda, as primeiras impressões

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s