Visto irlandês e as novas regras para estudantes

12200586_530542907111574_901021397_n

São dias que passam, momentos que valem por anos e aqui estamos em terras verdes já pelas minhas contas em 22 dias, quase quase meu primeiro mês . Quando a ficha tão sutilmente começa a cair, que mal se percebe, é que a vida começa a mostrar os primeiros sinais do alto preço de estar longe de casa e o que isso realmente significa para seu ciclo evolutivo. As coisas acontecem de uma forma muito mais intensa  que qualquer outro aspecto do qual se imagina. A expectativa é maior, as alegrias são multiplicadas e as incertezas e a ansiedade do tamanho de sua vontade de sempre querer voar. Você concede uma importância absurda para o compartilhamento de momentos através de caracteres, vídeos e imagens com quem está longe. Alguns que aqui estão já pensam em voltar, outros querem ficar e alguns ainda não sabem sobre o futuro. Uns chegam, outros partem e outros escolhem ir vivendo sem roteiro definido, esse último segundo a opinião de muitos, o melhor quesito disparado.

Durante o agitado período de Halloween aqui em Dublin, com programação por todos os lugares consegui viabilizar a emissão de meu G.N.I.B (Garda National Immigration Bureau) o visto irlandês. O G.N.I.B é considerado a última etapa para o intercambista realizar quando chega na Irlanda. É ele que concede seu tempo exato de permanência no país. O processo para o estudante que adquiriu curso de 6 meses é composto de várias etapas, como abrir conta no banco, depositar o valor dos 3 mil euros (exigidos pelo governo) e após com o extrato ir até a imigração para emissão de seu visto.

Para a emissão do visto é necessário apresentar a carta da instituição que você está matriculado, passaporte, extrato bancário e seguro governamental. Vamos a um quesito muito importante e bastante comentado nos últimos meses. Ele diz respeito ao tempo de permanência do estudante não europeu em território irlandês. Há alguns meses o governo da Irlanda anunciou que faria uma reforma no sistema educacional para estudantes não europeus. A medida segundo o Ministério da Educação da Irlanda, visa proporcionar maior qualidade de ensino e segurança aos estudantes. Uma das principais mudanças bate de frente com o tempo de permanência que cai de 1 ano para 8 meses.Essa nova medida passaria a vigorar a partir de 1º de outubro de 2015. O atual visto de 12 meses para alunos matriculados em cursos de inglês, com duração igual ou superior a 25 semanas, seria reduzido para 8 meses.

imigracao-irlanda-intercambio-dublin#

O fato gerou um grande fluxo de estudantes que chegaram a Irlanda antes de outubro. No entanto, recentemente a Interim List of Eligible Programmes (ILEP), lista que define as escolas de idioma aptas a receberem alunos estrangeiros aqui, divulgou um comunicado informando que as medidas de diminuição do tempo de visto concedido a estudantes estrangeiros, previstas para outubro, foram adiadas.
Eu sou um dos casos que através de orientação da minha agência de intercâmbio emiti minha passagem de retorno para o período de 8 meses, mas consegui ainda visto de permanência de 1 ano. Como o governo afirma que tais medidas ainda não tem data oficial para serem sancionadas, ainda existem chances de quem está chegando agora conseguir visto de 12 meses.

12207856_530542993778232_435573879_n

Com histórico de longas filas para conseguir o GNIB, sai ainda de madrugada de casa rumo a imigração, para conseguir uma senha e ter a chance de ser atendido o mais breve possível. Cheguei no prédio localizado na Burgh Quay de frente para o Liffey às 3 da manhã. Pra variar muita garoa e frio. O fluxo de pessoas com o passar das horas não parava de aumentar. Próximo das 8 da manhã foi liberado o acesso ao público e distribuídas as senhas para atendimento.Se prepare para esperar muito, mas muito tempo. Após uma série de entrevistas e apresentação de documentos meu visto finalmente foi emitido e estava lá no carimbo do passaporte e na identificação do documento:12 meses! Um intercâmbio é assim, feito de momentos e conquistas pessoais. Tão importante quanto valorizar os momentos é também comemorar os primeiros objetivos alcançados. Agora mais do que nunca, estamos prontos para seguir vivenciando os próximos capítulos dessa jornada que está apenas começando. Cheers!

2 pensamentos sobre “Visto irlandês e as novas regras para estudantes

  1. A riqueza de múltiplhas oportunidades que a experiência de estar aí oferece compensa todas as eventuais adversidades. Noto que estás digamos em casa, e assim certamente vais permanecer. Aqui, do outro lado do Atlântico, nesse canto de província, tudo segue rotineiramente se repetindo. (Com redundância e tudo). Atentos estamos, porém, para que tudo continue dando certo. Grande abraço! Alberi

  2. Muita ansiedade até chegar o momento definitivo dessa permanência, são conquistas bem pessoal, porque é um momento em que ninguém pode definir, a não ser você mesmo, Mais uma vez parabéns meu filho…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s